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Nosso Programa de Serviço Social

OBJETIVOS GERAIS

Realizar atendimento qualificado para que os usuários reconheçam e desenvolvam suas potencialidades e se percebam como Sujeitos de direitos e deveres.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ofertar atendimento social qualificado, priorizando as necessidades e singularidades apresentadas por cada usuário;
  • Encaminhamento de denúncias de violações de direitos;
  • Priorizar momentos de troca, cuidado, atenção, solidariedade e ação em conjunto para a transformação da realidade;
  • Propiciar às famílias atendidas, atividades e processos socioeducativos, por meio de reuniões, palestras e oficinas, que repercutam em oportunidades, garantindo nas ações a participação do indivíduo na construção do seu projeto de vida;
  • Promover ações de conscientização e interação com problemas existentes na comunidade e sociedade;
  • Realizar articulação com os serviços públicos e com organizações e movimentos da sociedade civil, estruturando os fluxos de atendimento e garantindo atenção completa e qualificada às demandas;
  • Trabalhar em parceria com órgãos públicos, para responder prontamente a demandas emergenciais, bem como as ocasionadas pela eventual chegada da COVID 19, deixando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.

METODOLOGIA

A metodologia do trabalho para a realização das estratégias, se adequa às necessidades dos usuários, familiares e grupos de atendidos, reconhecendo suas realidades e práticas, assim, progressivamente, podendo chegar a ações transformadoras.

ATRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL

  • Viabilizar o acesso aos direitos dos
    usuários;
  • Informar e discutir com os usuários e suas famílias os direitos socioassistenciais e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, sensibilizando-os para a identificação de situações de risco;
  • Acolher, identificar, elaborar e encaminhar relatório para o CRAS/CREAS sobre situações de risco, suspeita de violência, abandono, maus-tratos, negligência, abuso sexual contra a criança/adolescente, consumo de drogas e gravidez;
  • Realizar entrevista com famílias de crianças e adolescentes e avaliar a possibilidade da inclusão nos
    Programas de Transferência de Renda;
  • Orientar e encaminhar para o CRAS, rede socioassistencial e demais serviços públicos as crianças, adolescentes e/ou seus familiares;
  • Discutir em reuniões da equipe técnica os casos que necessitem providências;
  • Elaborar relatórios, sistematizar dados e informações acerca dos atendimentos realizados, bem comoN dados estatísticos e técnicos para Coordenação do Projeto Vida Corrida;
  • Participar da discussão de casos com os demais membros da equipe técnica; realizar palestras, rodas de conversas e atividades em grupo;
  • Orientar, encaminhar e auxiliar na obtenção de documentos pessoais quando necessário;
  • Orientar a população atendida, e seus familiares quanto ao acesso à  busca de seus direitos e deveres;
    Fazer acompanhamentos individual, grupal e familiar;
    Participar da elaboração do planejamento semestral e mensal levando em conta a legislação vigente e as necessidades dos usuários do serviço;
  • Registrar as atividades relacionadas à sua atuação;
  • Articulações externas;
  • Visitas institucionais.

ESTRATÉGIAS

  • Planejamento mensal;
  • Reunião mensal com a equipe;
  • Levantamento de dificuldades;
  • Estudos de Casos;
  • Elaboração de atividades.

PLANTÃO SOCIAL

  • Informações sobre a natureza, objetivos e rotinas dos serviços, incluindo as normas de funcionamento e os direitos dos usuários no serviço;
  • Garantia de espaço sigiloso onde o usuário possa ser ouvido, orientado e encaminhado dentro das suas necessidades;
  • Orientar sobre a rede de serviços inseridos na região, voltados para a proteção social, órgãos de defesa de
    direitos, redes de enfrentamento e serviços públicos, realizando encaminhamentos de acordo com as necessidades apresentadas durante entrevista e ou atendimento social.

REUNIÕES SOCIOEDUCATIVAS

  • Promover atividades de sociabilidade, através da construção  de vínculos, interpessoais, Intergeracionais, familiares, e comunitário, visando a inserção sociocultural e fortalecimento da cidadania;
  • Proporcionar espaço de bem-estar e lazer.

VISITA DOMICILIAR

  • Realizar acompanhamento de acordo com a necessidade de cada usuário cadastrado no projeto Vida Corrida.

CONTROLE E AVALIAÇÃO

A avaliação e controle ocorrerá mensalmente, no decorrer do
desenvolvimento do trabalho e em momentos específicos, levando em consideração os seguintes indicadores:

  • Número de pessoas atendidas;
  • Número de pessoas encaminhadas;
  • Número de participantes nas atividades socioeducativas

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL

Samara Martins | Assistente Social – CRESS/SP 56249

Nosso Programa de Serviço Social

OBJETIVOS GERAIS

Realizar atendimento qualificado para que os usuários reconheçam e desenvolvam suas potencialidades e se percebam como Sujeitos de direitos e deveres.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ofertar atendimento social qualificado, priorizando as necessidades e singularidades apresentadas por cada usuário;
  • Encaminhamento de denúncias de violações de direitos;
  • Priorizar momentos de troca, cuidado, atenção, solidariedade e ação em conjunto para a transformação da realidade;
  • Propiciar às famílias atendidas, atividades e processos socioeducativos, por meio de reuniões, palestras e oficinas, que repercutam em oportunidades, garantindo nas ações a participação do indivíduo na construção do seu projeto de vida;
  • Promover ações de conscientização e interação com problemas existentes na comunidade e sociedade;
  • Realizar articulação com os serviços públicos e com organizações e movimentos da sociedade civil, estruturando os fluxos de atendimento e garantindo atenção completa e qualificada às demandas;
  • Trabalhar em parceria com órgãos públicos, para responder prontamente a demandas emergenciais, bem como as ocasionadas pela eventual chegada da COVID 19, deixando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.

METODOLOGIA

A metodologia do trabalho para a realização das estratégias, se adequa às necessidades dos usuários, familiares e grupos de atendidos, reconhecendo suas realidades e práticas, assim, progressivamente, podendo chegar a ações transformadoras.

ATRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL

  • Viabilizar o acesso aos direitos dos
    usuários;
  • Informar e discutir com os usuários e suas famílias os direitos socioassistenciais e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, sensibilizando-os para a identificação de situações de risco;
  • Acolher, identificar, elaborar e encaminhar relatório para o CRAS/CREAS sobre situações de risco, suspeita de violência, abandono, maus-tratos, negligência, abuso sexual contra a criança/adolescente, consumo de drogas e gravidez;
  • Realizar entrevista com famílias de crianças e adolescentes e avaliar a possibilidade da inclusão nos
    Programas de Transferência de Renda;
  • Orientar e encaminhar para o CRAS, rede socioassistencial e demais serviços públicos as crianças, adolescentes e/ou seus familiares;
  • Discutir em reuniões da equipe técnica os casos que necessitem providências;
  • Elaborar relatórios, sistematizar dados e informações acerca dos atendimentos realizados, bem como dados estatísticos e técnicos para Coordenação do Projeto Vida Corrida;
  • Participar da discussão de casos com os demais membros da equipe técnica; realizar palestras, rodas de conversas e atividades em grupo;
  • Orientar, encaminhar e auxiliar na obtenção de documentos pessoais quando necessário;
  • Orientar a população atendida, e seus familiares quanto ao acesso à  busca de seus direitos e deveres;
    Fazer acompanhamentos individual, grupal e familiar;
    Participar da elaboração do planejamento semestral e mensal levando em conta a legislação vigente e as necessidades dos usuários do serviço;
  • Registrar as atividades relacionadas à sua atuação;
  • Articulações externas;
  • Visitas institucionais.

ESTRATÉGIAS

  • Planejamento mensal;
  • Reunião mensal com a equipe;
  • Levantamento de dificuldades;
  • Estudos de Casos;
  • Elaboração de atividades.

PLANTÃO SOCIAL

  • Informações sobre a natureza, objetivos e rotinas dos serviços, incluindo as normas de funcionamento e os direitos dos usuários no serviço;
  • Garantia de espaço sigiloso onde o usuário possa ser ouvido, orientado e encaminhado dentro das suas necessidades;
  • Orientar sobre a rede de serviços inseridos na região, voltados para a proteção social, órgãos de defesa de
    direitos, redes de enfrentamento e serviços públicos, realizando encaminhamentos de acordo com as necessidades apresentadas durante entrevista e ou atendimento social.

REUNIÕES SOCIOEDUCATIVAS

  • Promover atividades de sociabilidade, através da construção  de vínculos, interpessoais, Intergeracionais, familiares, e comunitário, visando a inserção sociocultural e fortalecimento da cidadania;
  • Proporcionar espaço de bem-estar e lazer.

VISITA DOMICILIAR

  • Realizar acompanhamento de acordo com a necessidade de cada usuário cadastrado no projeto Vida Corrida.

CONTROLE E AVALIAÇÃO

A avaliação e controle ocorrerá mensalmente, no decorrer do
desenvolvimento do trabalho e em momentos específicos, levando em consideração os seguintes indicadores:

  • Número de pessoas atendidas;
  • Número de pessoas encaminhadas;
  • Número de participantes nas atividades socioeducativas

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL

Samara Martins | Assistente Social – CRESS/SP 56249

NOSSOS PARCEIROS

CONTATO

Projeto Vida Corrida Rua Arroio Do Engenho, 200, São Paulo/SP – CEP: 05868-890 Brasil

E-mail: vidacorrida@vidacorrida.org.br
Telefone: (11) 5812-5204
Secretaria Geral: (11) 91551-4272
Admnistração: (11) 99573-5674

MANTENEDOR

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