Nosso Programa de Serviço Social
OBJETIVOS GERAIS
Realizar atendimento qualificado para que os usuários reconheçam e desenvolvam suas potencialidades e se percebam como Sujeitos de direitos e deveres.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ofertar atendimento social qualificado, priorizando as necessidades e singularidades apresentadas por cada usuário;
- Encaminhamento de denúncias de violações de direitos;
- Priorizar momentos de troca, cuidado, atenção, solidariedade e ação em conjunto para a transformação da realidade;
- Propiciar às famílias atendidas, atividades e processos socioeducativos, por meio de reuniões, palestras e oficinas, que repercutam em oportunidades, garantindo nas ações a participação do indivíduo na construção do seu projeto de vida;
- Promover ações de conscientização e interação com problemas existentes na comunidade e sociedade;
- Realizar articulação com os serviços públicos e com organizações e movimentos da sociedade civil, estruturando os fluxos de atendimento e garantindo atenção completa e qualificada às demandas;
- Trabalhar em parceria com órgãos públicos, para responder prontamente a demandas emergenciais, bem como as ocasionadas pela eventual chegada da COVID 19, deixando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.
METODOLOGIA
A metodologia do trabalho para a realização das estratégias, se adequa às necessidades dos usuários, familiares e grupos de atendidos, reconhecendo suas realidades e práticas, assim, progressivamente, podendo chegar a ações transformadoras.
ATRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL
- Viabilizar o acesso aos direitos dos
usuários; - Informar e discutir com os usuários e suas famílias os direitos socioassistenciais e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, sensibilizando-os para a identificação de situações de risco;
- Acolher, identificar, elaborar e encaminhar relatório para o CRAS/CREAS sobre situações de risco, suspeita de violência, abandono, maus-tratos, negligência, abuso sexual contra a criança/adolescente, consumo de drogas e gravidez;
- Realizar entrevista com famílias de crianças e adolescentes e avaliar a possibilidade da inclusão nos
Programas de Transferência de Renda; - Orientar e encaminhar para o CRAS, rede socioassistencial e demais serviços públicos as crianças, adolescentes e/ou seus familiares;
- Discutir em reuniões da equipe técnica os casos que necessitem providências;
- Elaborar relatórios, sistematizar dados e informações acerca dos atendimentos realizados, bem comoN dados estatísticos e técnicos para Coordenação do Projeto Vida Corrida;
- Participar da discussão de casos com os demais membros da equipe técnica; realizar palestras, rodas de conversas e atividades em grupo;
- Orientar, encaminhar e auxiliar na obtenção de documentos pessoais quando necessário;
- Orientar a população atendida, e seus familiares quanto ao acesso à busca de seus direitos e deveres;
Fazer acompanhamentos individual, grupal e familiar;
Participar da elaboração do planejamento semestral e mensal levando em conta a legislação vigente e as necessidades dos usuários do serviço; - Registrar as atividades relacionadas à sua atuação;
- Articulações externas;
- Visitas institucionais.
ESTRATÉGIAS
- Planejamento mensal;
- Reunião mensal com a equipe;
- Levantamento de dificuldades;
- Estudos de Casos;
- Elaboração de atividades.
PLANTÃO SOCIAL
- Informações sobre a natureza, objetivos e rotinas dos serviços, incluindo as normas de funcionamento e os direitos dos usuários no serviço;
- Garantia de espaço sigiloso onde o usuário possa ser ouvido, orientado e encaminhado dentro das suas necessidades;
- Orientar sobre a rede de serviços inseridos na região, voltados para a proteção social, órgãos de defesa de
direitos, redes de enfrentamento e serviços públicos, realizando encaminhamentos de acordo com as necessidades apresentadas durante entrevista e ou atendimento social.
REUNIÕES SOCIOEDUCATIVAS
- Promover atividades de sociabilidade, através da construção de vínculos, interpessoais, Intergeracionais, familiares, e comunitário, visando a inserção sociocultural e fortalecimento da cidadania;
- Proporcionar espaço de bem-estar e lazer.
VISITA DOMICILIAR
- Realizar acompanhamento de acordo com a necessidade de cada usuário cadastrado no projeto Vida Corrida.
CONTROLE E AVALIAÇÃO
A avaliação e controle ocorrerá mensalmente, no decorrer do
desenvolvimento do trabalho e em momentos específicos, levando em consideração os seguintes indicadores:
- Número de pessoas atendidas;
- Número de pessoas encaminhadas;
- Número de participantes nas atividades socioeducativas
PROFISSIONAL RESPONSÁVEL
Samara Martins | Assistente Social – CRESS/SP 56249
Nosso Programa de Serviço Social
OBJETIVOS GERAIS
Realizar atendimento qualificado para que os usuários reconheçam e desenvolvam suas potencialidades e se percebam como Sujeitos de direitos e deveres.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ofertar atendimento social qualificado, priorizando as necessidades e singularidades apresentadas por cada usuário;
- Encaminhamento de denúncias de violações de direitos;
- Priorizar momentos de troca, cuidado, atenção, solidariedade e ação em conjunto para a transformação da realidade;
- Propiciar às famílias atendidas, atividades e processos socioeducativos, por meio de reuniões, palestras e oficinas, que repercutam em oportunidades, garantindo nas ações a participação do indivíduo na construção do seu projeto de vida;
- Promover ações de conscientização e interação com problemas existentes na comunidade e sociedade;
- Realizar articulação com os serviços públicos e com organizações e movimentos da sociedade civil, estruturando os fluxos de atendimento e garantindo atenção completa e qualificada às demandas;
- Trabalhar em parceria com órgãos públicos, para responder prontamente a demandas emergenciais, bem como as ocasionadas pela eventual chegada da COVID 19, deixando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.
METODOLOGIA
A metodologia do trabalho para a realização das estratégias, se adequa às necessidades dos usuários, familiares e grupos de atendidos, reconhecendo suas realidades e práticas, assim, progressivamente, podendo chegar a ações transformadoras.
ATRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL
- Viabilizar o acesso aos direitos dos
usuários; - Informar e discutir com os usuários e suas famílias os direitos socioassistenciais e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, sensibilizando-os para a identificação de situações de risco;
- Acolher, identificar, elaborar e encaminhar relatório para o CRAS/CREAS sobre situações de risco, suspeita de violência, abandono, maus-tratos, negligência, abuso sexual contra a criança/adolescente, consumo de drogas e gravidez;
- Realizar entrevista com famílias de crianças e adolescentes e avaliar a possibilidade da inclusão nos
Programas de Transferência de Renda; - Orientar e encaminhar para o CRAS, rede socioassistencial e demais serviços públicos as crianças, adolescentes e/ou seus familiares;
- Discutir em reuniões da equipe técnica os casos que necessitem providências;
- Elaborar relatórios, sistematizar dados e informações acerca dos atendimentos realizados, bem como dados estatísticos e técnicos para Coordenação do Projeto Vida Corrida;
- Participar da discussão de casos com os demais membros da equipe técnica; realizar palestras, rodas de conversas e atividades em grupo;
- Orientar, encaminhar e auxiliar na obtenção de documentos pessoais quando necessário;
- Orientar a população atendida, e seus familiares quanto ao acesso à busca de seus direitos e deveres;
Fazer acompanhamentos individual, grupal e familiar;
Participar da elaboração do planejamento semestral e mensal levando em conta a legislação vigente e as necessidades dos usuários do serviço; - Registrar as atividades relacionadas à sua atuação;
- Articulações externas;
- Visitas institucionais.
ESTRATÉGIAS
- Planejamento mensal;
- Reunião mensal com a equipe;
- Levantamento de dificuldades;
- Estudos de Casos;
- Elaboração de atividades.
PLANTÃO SOCIAL
- Informações sobre a natureza, objetivos e rotinas dos serviços, incluindo as normas de funcionamento e os direitos dos usuários no serviço;
- Garantia de espaço sigiloso onde o usuário possa ser ouvido, orientado e encaminhado dentro das suas necessidades;
- Orientar sobre a rede de serviços inseridos na região, voltados para a proteção social, órgãos de defesa de
direitos, redes de enfrentamento e serviços públicos, realizando encaminhamentos de acordo com as necessidades apresentadas durante entrevista e ou atendimento social.
REUNIÕES SOCIOEDUCATIVAS
- Promover atividades de sociabilidade, através da construção de vínculos, interpessoais, Intergeracionais, familiares, e comunitário, visando a inserção sociocultural e fortalecimento da cidadania;
- Proporcionar espaço de bem-estar e lazer.
VISITA DOMICILIAR
- Realizar acompanhamento de acordo com a necessidade de cada usuário cadastrado no projeto Vida Corrida.
CONTROLE E AVALIAÇÃO
A avaliação e controle ocorrerá mensalmente, no decorrer do
desenvolvimento do trabalho e em momentos específicos, levando em consideração os seguintes indicadores:
- Número de pessoas atendidas;
- Número de pessoas encaminhadas;
- Número de participantes nas atividades socioeducativas
PROFISSIONAL RESPONSÁVEL
Samara Martins | Assistente Social – CRESS/SP 56249
NOSSOS PARCEIROS
CONTATO
Projeto Vida Corrida Rua Arroio Do Engenho, 200, São Paulo/SP – CEP: 05868-890 Brasil
E-mail: vidacorrida@vidacorrida.org.br
Telefone: (11) 5812-5204
Secretaria Geral: (11) 91551-4272
Admnistração: (11) 99573-5674
MANTENEDOR