Menu Fechar

ONG Vida Corrida há 21 anos transformando vidas.

Desde 1999, o Projeto Vida Corrida vem mudando a vida de mulheres e crianças do bairro do Capão Redondo através do esporte. A corrida de rua, futebol e outros esportes promovem a inclusão social, a saúde, a autoestima e a qualidade de vida de alguns moradores. Liderado voluntariamente por Neide Santos, que já contou sua história para nós, o projeto hoje conta com 740 integrantes. Chega mais no Portal KondZilla para conhecer por dentro a iniciativa premiada e patrocinada pela Nike.

Com 21 anos de existência, a ONG nasceu despretensiosamente enquanto Neide corria com algumas mulheres da comunidade, como forma de proporcionar práticas sociais, para além do ideal social ultrapassado de serem apenas donas de casa. Além disso, a organização viu a necessidade de ampliar seus ensinamentos para crianças, mostrando que o esporte é um caminho para transformação, pois Neide perdeu um dos seus filhos por conta da violência que, segundo ela mesmo avalia, é gerada por fatores estruturais, bem como a falta de políticas públicas e incentivos aos jovens de quebrada. (Saiba mais sobre essa história no perfil dela).

Segunda, quarta e sexta são os dias que a ONG atende os grupos da comunidade, que estão divididos por idade, a partir dos 6 anos, e também por modalidade esportiva. “A pessoa fica quanto tempo ela quiser, ou seja, sua passagem aqui é indeterminada. O Vida Corrida estará sempre de portas abertas’’, explica a fundadora.

‘’As meninas traziam seus irmãos. Nos meninos da periferia, também vi a necessidade de educar e dar uma oportunidade para além das que são oferecidas nas ruas. Eu vi uma janela para começar a dialogar’’, lembra Neide da ocasião em que expandiu as atividades.

Inicialmente, a iniciativa foi criada para mulheres e meninas da comunidade, porém, com o passar do tempo, Neide teve a sensibilidade de abrir o projeto para todos, ou seja, meninos e homens também passaram a frequentar. Além do mais, o carro chefe da Vida Corrida é o atletismo, principalmente a modalidade corrida, porém o espaço se desdobrou para outros esportes, como o basquete, futebol, sobretudo feminino, e tênis. Aliás, a ideia do futebol femino partiu das próprias meninas da ONG, que queriam ter o direito de praticar o esporte que muitos classificam como masculino.

A equipe da Vida Corrida é composta por coordenadores, professores e psicólogos. O atendimento psicológico é um suporte diferencial, já que a ONG entende que isso é fazer política pública. Como tudo é mantido? Por patrocínio, ou parcerias de iniciativas privadas, com as marcas Nike e o Boticário, por exemplo, que investem para manter os funcionários, o espaço e claro roupas, tênis e materiais, que os esportistas precisam para desenvolver as práticas oferecidas.

Outra coisa muito importante e incrível que o projeto tem é a ‘’Rua de Brincar’’, que fica logo em frente à ONG. A via pública conta com pista de corrida para os grupos de atletismo, espaços para práticas recreativas, tabela de basquete e mini quadra de futebol.

Outra coisa muito importante e incrível que o projeto tem é a ‘’Rua de Brincar’’, que fica logo em frente à ONG. A via pública conta com pista de corrida para os grupos de atletismo, espaços para práticas recreativas, tabela de basquete e mini quadra de futebol.

Leia mais em:

https://kondzilla.com/m/ong-vida-corrida-ha-21-anos-transforma-vidas-atraves-do-esporte-no-bairro-do-capao-redondo-em-sao-paulo